7 dicas para usar o cartão de loja para acumular pontos e milhas
Para ter uma vida financeira mais equilibrada é preciso fazer uso racional dos recursos que se apresentam. Isso tem a ver com os cartões de loja, tão comuns principalmente em grandes empresas de roupas e supermercados. Companhias como Lojas Americanas, Casas Bahia, Sonda Supermercados, C&A, entre outras, tem nos cartões um dos principais instrumentos de fidelização de clientes.
Mas a questão que fica é: de que maneira esses cartões podem ser utilizados de maneira a realmente trazer benefícios para o seu bolso? Bom, se você pensar que eles podem render pontos e milhas, já começa a entender melhor essas vantagens.
É isso o que você verá a seguir. Confira nossas dicas e saiba como ganhar mais pontos e milhas usando cartões de lojas.
1. Verifique se existem parcerias entre as empresas
O programa de fidelidade do qual você faz parte deve ser o elemento central para que os gastos de rotina se transformem em aliados da sua vida financeira. Nesse sentido, o primeiro aspecto a ser analisado é se existe compatibilidade entre o seu programa de fidelidade e a loja que oferece o cartão.
Existem inúmeras empresas no mercado e qualquer uma pode oferecer o cartão para os seus clientes, mas é preciso que com ele apareçam vantagens. Uma das mais interessantes é poder usar os pontos obtidos nas compras com o cartão em programas de fidelidade maiores.
Somente se existir a parceria é que os pontos poderão ser transformados em milhas para você fazer o melhor uso delas. Portanto, não deixe de acessar o site do seu programa de fidelidade e conferir quais são as empresas parceiras dele.
2. Escolha lojas em que você compra periodicamente
Você vai sempre no mesmo supermercado para fazer as compras do mês e gasta um valor alto? E as suas roupas? Existe uma loja especial na qual você renova o seu guarda-roupas de tempos em tempos? Pois saiba que são essas as melhores oportunidades para você fazer um cartão e usar para acumular milhas.
O ideal no acúmulo de milhas é que você pontue comprando nas empresas onde já costuma comprar, sem que isso represente um gasto a mais no seu orçamento. A dica aqui é procurar se informar se essas empresas tem cartões e se são parceiras do seu programa de fidelidade.
3. Verifique quais produtos oferecem maior acúmulo de pontos
Muitas vezes, você pode ficar em dA?vida entre um produto ou outro. Em situações em que existe uma grande variedade deles numa empresa em que você faz as suas compras, como em hipermercados, por exemplo, o acúmulo de pontos pode ser um diferencial a ser considerado.
O número de pontos também varia em função de cada produto, sendo assim, sempre que tiver a possibilidade de escolher entre opções diferentes, use a sua pontuação no programa de fidelidade como critério. Isso é importante para fazer com que a sua compra saia mais barata, pois os pontos, quando bem utilizados se convertem em ganho financeiro.
4. Consulte a validade para resgate dos benefícios
Outro aspecto fundamental a ser analisado é o prazo para resgate dos pontos. Esteja sempre atento a isso no programa de fidelidade do qual participa e nos cartões que usa. Em mídia, os melhores cartões apresentam prazo de vencimento maior e os cartões menos interessantes fazem com que os pontos expirem antes mesmo de você pensar no que fazer com eles.
Por isso, não deixe de ter atenção a esse detalhe. Evite fazer cartões que não trarão benefícios reais para a sua vida financeira. Basta conferir as regras do cartão antes de contratar o serviço. Se não for vantajoso, use o seu próprio cartão de crédito para acumular os pontos.
5. Aproveite as promoções e organize-se para elas
Outro fator importante que deve ser considerado é se a empresa costuma apresentar promoções para os seus participantes. Muitas vezes, é possível ganhar pontos em dobro simplesmente fazendo compras em um determinado período do ano. Mas esse benefício só é concedido a quem possui cartão de uma empresa parceira do seu programa de fidelidade.
É preciso ter atenção a esse aspecto, pois você até já compra com uma determina empresa e não sabe que pode obter muitos benefícios simplesmente ao aproveitar ofertas especiais. Agindo de maneira estratégica, você pode concentrar as suas compras somente nos momentos mais propícios e, assim, pontuar melhor.
6. Confira a taxa de anuidade e outros gastos com o cartão
Qualquer investimento feito deve realmente valer a pena. Não é interessante que você junte somente alguns pontos a mais do que comprando no cartão de crédito se você tem que gastar muito com a anuidade. Nesse caso, é mais indicado procurar outra empresa em busca de uma solução mais vantajosa para os seus interesses ou usar o próprio cartão de crédito para comprar o que precisa.
Por isso, vale a pena fazer essa comparação. Os cartões de crédito de clientes tidos como de alta renda atribuem pontuações mais altas, cobrando valores também maiores. Sendo assim, independentemente de ser um cartão de loja ou não, é preciso avaliar as tarifas para que um benefício não se torne um prejuízo.
7. Verifique se é possível vender milhas
Do ponto de vista financeiro, o melhor benefício de participar de um programa de fidelidade é poder juntar pontos para transformá-los em milhas e vendê-las. Para tanto, é preciso participar de um programa de milhagem, como o da LATAM, o da Gol, o da Azul e o da Avianca.
Assim, se cadastrando nos seus respectivos parceiros, no caso o Multiplus, o Smiles, o TudoAzule o Amigo, você tem como juntar pontos e convertê-los para milhas. Fazendo cartões de lojas parceiras desses programas, esse processo se torna ainda mais fácil. A venda de milhas é uma oportunidade fantástica e que você não pode deixar passar.
Entendeu como o cartão de loja também pode fazer parte de uma nova realidade financeira mais consciente e mais eficiente na sua vida? Não deixe de considerar as nossas sugestões e comece a lucrar nas compras do dia a dia.
Se você já aprendeu a fazer uso do cartão de loja para juntar pontos e milhas, não perca tempo. Entre em contato com a gente para fazer uma cotação.
Tenho cartão exclusivamente so para CREDITO da C&A.. Nao tenho e nem quero ter conta em Banco. A fatura é do Bradesco.
Como sei se tenho miilhas na C&A para transferir para o meu marido q tem conta no Santander?