Bagagem terá de ser entregue em até 12 minutos para passageiros em Guarulhos
O ComitA? de Facilitação de Voos, A?rgA?o dentro da AgA?ncia Nacional de Aviação Civil (Anac) que inclui a Infraero e a AeronA?utica decidiu estabelecer um limite de espera para a entrega da bagagem dos passageiros que desembarcam no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A partir do próximo ano, as malas terão de chegar em até 12 minutos nos voos domésticos e em 18 minutos nos internacionais.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a meta prevê sanA�A�es às empresas que descumprirem o prazo e vale da parada do avião é chegada da bagagem na esteira. A atribuiA�A?o pelo serviço é dividida entre as empresas (do avião até a esteira) e a administração do aeroporto (na esteira).
Hoje, um passageiro chega a aguardar mais de uma hora pelas malas em Cumbica. Mas, em média, a demora é de 20 minutos em voos domésticos e de 30 nos internacionais, segundo a Infraero.
A meta atende aos indicadores de qualidade que passarA?o a ser exigidos pela Secretaria de Aviação Civil e está dentro do que preconiza a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo). A estatal pretende implantar a nova regra já no início do ano.
Quem exceder o prazo terá certa tolerA?ncia. Em voos domésticos, o tolerA?vel é a espera de até 15 minutos; nos internacionais, de 24 minutos. As empresas que descumprirem o prazo ou o extrapolarem com frequência receberão sanA�A�es, disse a Infraero ao comitA?.
É primeira vista, a iniciativa parece muito boa. Resta saber se haverA? de fato fiscalização do tempo de espera e se as empresas serão realmente punidas. além disso, é preciso ficar atento para que o lobby das empresas não adie ou suspenda esta medida antes de ser implantada e cobrar que sejam estipulados limites em todos os aeroportos brasileiros, beneficiando os passageiros.
E você? O que acha desta medida? Já teve problemas com a demora de bagagens? Deixe seu comentário abaixo e participe.
Com informações do jornalFolha de S. Paulo
Fonte: Melhores Destinos
Comentários