Cade aprova fusão entre LAN e TAM e criação da maior companhia aérea da América Latina
A Latam já tem sinal verde para decolar. A�OA�A�Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou hoje a fusão entre a brasileira TAM e a chilena LAN para criar a Latam, que será a maior companhia aérea da América Latina. Como a justiA�a chilena já havia dado seu aval não há mais nenhum empecilho para que a fusão seja concretizada.
Ao contrário do que era cogitado nos bastidores, os conselheiros não pediram o adiamento da votação e aprovaram o negócio com duas restrições A�para evitar concentração de mercado pela nova empresa.
A primeira delas é que a Latam será obrigada a repassar a concorrentes dois horários diários de voo entre São Paulo (aeroporto de Guarulhos) e Santiago, no Chile. Esses voos devem ser em horário comercialmente interessante e devem ser repassados a alguma empresa interessada em operar na rota. Segundo o relator do processo, Olavo Chinaglia, o “remédio” é necessário porque a empresa teria 80% dos voos nessa rota. além disso, apenas TAM e LAN fazem hoje voos diretos entre as duas cidades.
A outra medida é que a Latam poderá ser membro de apenas uma alianças internacional de empresas aéreas. Hoje, a TAM pertence é Star Alliance, e a LAN, é Oneworld. De acordo com o Cade, a manutenção da Latam nos dois acordos – que permitem compartilhamento de voos e aumento do número de rotas disponíveis -, poderia dificultar a concorrA?ncia no setor aéreo.
O plano de fusão foi anunciado em agosto de 2010 pelas duas empresas e também recebeu A�pareceres favorA?veis da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), do Ministério da Fazenda, e pela Secretaria de Direito Econômico (SDE), ligada ao Ministério da JustiA�a, que recomendaram ao Cade a sua aprovação sem restrições.
Apesar da aprovação, muito comemorada pelos executivos das duas companhias, a criação da Latam se dará gradativamente. A previsão é queA�a troca de ações e concretização da operação ocorra no início de abril de 2012. além disso, o novo grupo deve trabalhar com dois grandes centros de conexão para voos internacionais: Lima, no Peru, e uma cidade ainda a ser definida no Norte ou Nordeste do Brasil (saiba mais aqui)
Com informações do Cade e doportal G1.
Fonte: Melhores Destinos
Comentários