Não consigo economizar! O que pode estar dando errado?
Se você costuma dizer: “Eu não consigo economizar”, saiba é preciso repensar a sua relação com receitas e despesas, independentemente do quanto você ganha.
Nem sempre ganhar altos salários significa ter estabilidade financeira. Muitas vezes, justamente por conta dos vencimentos maiores é que começa o descontrole e a pessoa passa a ter problemas para sustentar o seu padrão de vida. Isso é fruto da falta de uma educação financeira.
Sendo assim, é preciso rever situações que podem estar fazendo você gastar mais do que precisa e, consequentemente, tem tido um impacto extremo no seu orçamento pessoal. Quer saber quais são elas? Então siga conosco.
Não registrar os pequenos gastos
O controle financeiro é o primeiro passo para uma vida financeira saudável. Comece agora mesmo a anotar tudo o que entra e sai do seu bolso.
AliA?s, é nos pequenos gastos que você precisa ter uma concentração maior, para não subestimA?-los. Quando ignora o custo do cafezinho da hora do almoço, do docinho do fim da tarde, da cervejinha do começo da noite e de tantos outros pequenos gastos do dia a dia, no fim do mês você pode estar ignorando um gasto tão significativo quanto as grandes compras que foram feitas.
Por isso, é essencial anotar esse tipo de compra. A ideia aqui é entender para onde está indo o seu dinheiro e ter onde cortar despesas. Recursos como o Guia Bolso automatizam esse processo para você. Esteja sempre de olho em aplicativos e softwares para facilitar sua ação.
Não estabelecer prioridades
É preciso garantir que seus gastos maiores sejam destinados aquilo que realmente importa na sua vida. Como visto no tópico anterior, é perfeitamente possível se perder financeiramente por gastar com itens desnecessários.
Sendo assim, passe a enxergar prioridades e atribua valores para elas. Você pode estabelecer uma porcentagem para aquilo que mais importa, deixando um espaço menor para coisas menos valiosas. Assim, na hora de fazer cortes para economizar, você terá como se concentrar no que não vai fazer falta na sua vida.
Trabalhe com critérios, independentemente do valor do seu salário, procurando sempre fazer com que seus gastos sejam compatíveis com seus vencimentos.
Usar o cartão de crédito sem critérios
É preciso ter cuidado no uso do cartão de crédito. Não é porque o seu limite é alto que você pode sair gastando sem controle. O que você precisa fazer é definir o dinheiro que pode ser gasto para que no pagamento da fatura o valor não o surpreenda.
Estabeleça esse valor com antecedência, pensando no quanto é possível gastar naquele período. Outro motivo para que isso seja feito são os juros que o atraso nesse tipo de pagamento apresentam. Você pode se comprometer caso entre no rotativo do cartão e assim fazer com que a dificuldade para economizar se transforme em dívidas, algo muito pior.
Nas planejar as compras do mês
Tenha um plano. Anote exatamente quais são as compras essenciais que precisam ser feitas no mês e procure se concentrar nelas. é evidente que, eventualmente, uma coisa ou outra será necessária no dia a dia, mas quando se tem critérios para os gastos, a tendA?ncia é que mesmo essas compras de última hora não atrapalhem tanto o seu orçamento.
Não deixe de trabalhar com listas e aproveitar os dias em que os supermercados apresentam as melhores ofertas. às quartas-feiras, por exemplo, preços de frutas e verduras costumam ser consideravelmente mais baixos. Tendo um planejamento para esse tipo de gasto você consegue economizar.
Não ter uma estratégia para o dia a dia
Esse é um erro grave. A grande maioria das pessoas sai de casa sem ter a menor ideia a respeito dos custos que enfrentarão ao longo do dia. Isso pode ser modificado. Uma dica é usar a regra dos 50-15-35, em que você concentra 50% dos seus gastos em despesas fixas, 15% em prioridades financeiras, no caso, o pagamento de dívidas ou a realização de investimentos e deixa 35% para manutenção do estilo de vida, como ida a shows, bares, entre outros.
A ideia aqui é garantir que cada gasto seja feito de maneira racional, ou seja, impedir que você gaste mais do que o valor possível para determinada atividade. Caso não seja possível se encaixar nessa regra, procure reavaliar seus gastos até que ela comece a fazer sentido na realidade do seu orçamento.
Outra estratégia é concentrar suas compras na opção crédito (desde que você tenha como quitar a fatura) para obter benefícios em programas de fidelidade. Assim, você ameniza os gastos diários trocando os pontos ou milhas por benefícios ou por dinheiro.
Gastar sem necessidade
Você almoça na rua? Então saiba que é possível economizar dinheiro preparando o próprio almoço. As empresas precisam oferecer um espaço para seus funcionários se alimentarem, mesmo que não exista refeitório, portanto, por lei, você tem o direito de levar sua comida para o trabalho e, assim, economizar com esse tipo de gasto. Nas ruas, o preço costuma ser muito maior, além de a comida ser menos saudável.
Esteja atento a outros gastos desnecessários. Vai de Ônibus até o trabalho? Reavalie essa necessidade. Procure soluções como ir a pé ou de bicicleta. Não sendo possível, aposte na economia compartilhada e divida a carona com colegas ou outros profissionais que trabalham perto da sua empresa.
Ignorar oportunidades
Você usa o seu cartão de crédito apenas para parcelar o pagamento de uma compra? Então não está fazendo o melhor uso dele. Cartões de crédito podem oferecer pontos pelas compras realizadas, o que permite a você resgatar produtos e serviços em troca. Isso sem gasto nenhum, simplesmente para valorizar a sua lealdade ao escolher aquela opção.
Assim, quando você não faz o resgate, perde pontos e deixa de ganhar benefícios. é preciso participar de programas de fidelidade para ter o máximo possível de vantagens.
além disso, cadastrando-se em programas de milhagem você pode transformar os pontos em milhas e vendê-las, ganhando dinheiro. Essa sim é uma oportunidade que não pode ser ignorada. é o que permite a você recuperar parte do dinheiro gasto no dia a dia e economizar.
Enfim, procure colocar em prática as dicas aqui apresentadas e passe a economizar no seu dia a dia. Com o tempo, essas ações se tornarão tão naturais que você economizarA? sem esforço.
Pare de dizer: “Eu não consigo economizar”. é hora de começar a agir. Por isso, não deixe de seguir a gente nas redes sociais para conferir outras dicas. Acesse já o Twitter, o Facebook e o Instagram da HotMilhas.
Comentários