Como converter pontos do cartão de crédito em milhas?
Os programas de fidelidade oferecidos pela maioria das grandes empresas brasileiras tem ganhado destaque nos últimos anos. Isso se deve não somente pela possibilidade de viagens aéreas com desconto, mas também, por conta de inúmeros outros benefícios para o consumidor, com destaque especial para a venda de milhas dos pontos do cartão de crédito.
Por isso, cada vez mais pessoas tem aderido a essa prática. Entretanto, ainda existem algumas dúvidas que surgem quanto ao uso do cartão de crédito para acumular milhas. Se for esse o seu caso, preparamos aqui uma série de esclarecimentos para mostrar que transferir milhas para o cartão de crédito é mais fácil do que parece. Por isso, não perca mais tempo e confira.
Escolha os cartões de crédito com mais vantagens
É importante, antes mesmo de começar a investir no acúmulo de milhas, que você verifique quais são as condições oferecidas pelo cartão de crédito que usarA?. O motivo disso é que existem variações considerA?veis em termos de pontuação entre eles.
Basicamente, ao aderir a um programa de milhas, você pode escolher entre dois tipos de cartões, os chamados co-branded, que funcionam na forma de parceria entre os programas de milhagem e os bancos, e os cartões de crédito tradicionais.
A diferença é que, no primeiro caso, todas as compras realizadas sãoautomaticamente convertidas em milhas na empresa parceira, permitindo que você não se preocupe com a conversão, já quando você usa o seu cartão de crédito tradicional, precisa transferir suas milhas para o programa participante entrando em contato com o seu banco.
Em geral, o cA?lculo da paridade entre pontos e milhas não é realizado em Real, mas sim em Dólar, por isso, é importante conferir os valores que cada cartão oferece. O Multiplus Itaucard 2.0 Black MasterCard, por exemplo, segue a regra de 2,5 pontos por cada Dólar gasto, o que faz dele uma das melhores opções disponíveis.
Vale lembrar que você pode ter gastos na aquisição do cartão. As empresas podem cobrar taxas de anuidade para a participação no programa, além de exigir renda mínima dos participantes. Outro detalhe importante a ser observado no cartão é a validade dos pontos. Como eles tem tempo para expirar, um diferencial que os melhores cartões apresentam é que eles oferecem um tempo maior como validade para os pontos.
Por esses motivos, os principais cartões dos programas de fidelidade hoje são o Multiplus ItauCard 2.0 MasterCard, com 2,5 milhas a cada dólar gasto e 36 meses de validade dos pontos e o Tudo Azul ItauCard 2.0 Platinum MasterCard, com 2 milhas a cada dólar gasto e 36 meses de validade.
além deles existem outros que oferecem boas opções. Concentre-se em avaliar a quantidade de milhas que o seu cartão oferece a cada dólar gasto, bem como o prazo de validade que ele dá para as milhas. Essas informações serão fundamentais para que você tenha uma boa participação no programa de fidelidade que preferir.
Participe dos programas de fidelidade disponíveis
Programas de fidelidade tem se expandido no país como uma alternativa para que as empresas consigam reter clientes. Eles podem ser de qualquer natureza, mas entre os principais estão os organizados por companhias que trabalham com viagens aéreas, como a LATAM, a Gol, a Avianca e a Tudo Azul.
Em geral, esses são os programas de maior destaque, tanto pela quantidade de inscritos quanto pela variedade de benefícios que oferecem em função das empresas participantes.
Isso significa que, uma vez inscrito em algum desses programas, você não precisa acumular pontos somente em viagens de avião, mas também nos mais diferentes tipos de compras realizadas no dia a dia, seja no supermercado, na farmácia, no Shopping em qualquer outro lugar em que a empresa seja parceira do seu programa de fidelidade.
Para facilitar sua vida, reunimos aqui informações sobre esses principais programas do país. Saiba o que eles oferecem e o que os diferenciam para que você possa escolher a melhor opção.
Multiplus
É o principal programa de fidelidade do país, pelo número de inscritos e a quantidade de lojas parceiras superior ao dos programas concorrentes. Criado pela LATAM, o programa hoje, permite que o consumidor junte pontos comprando em lojas como o Pão de Açúcar, o Ponto Frio e o Posto Ipiranga, aliás, o Km de Vantagens, do Posto Ipiranga, é um dos principais diferenciais do Multiplus em relação aos outros programas. Isso porque ele permite que consumidores que abastecem o carro com frequência acumulem pontos com maior facilidade.
Smiles
É o programa da Gol. Também é muito popular em função da quantidade de parceiros. O Smiles tem como diferencial em relação ao Multiplus o costume de lançar promoções regularmente, permitindo que você acumule pontos aproveitando ofertas praticamente diárias. Neste programa, o consumidor atento pode obter um número maior de milhas por compra em dias especiais.
Com parceiros como o grupo Sonda, o Magazine Luíza e a rede de hotéis Accor, o Smiles também garante ótimas opções e benefícios.
Amigo
O Programa Amigo é a alternativa da Avianca para fidelizar clientes. Embora menor do que o Multiplus e o Smiles, o Amigo também é interessante, pois permite o acúmulo facilitado de pontos com a Conta Família. Participando dela, você pode vincular os pontos de seus parentes mais próximos como cônjuge e filhos é sua conta.
Com parceiros não aéreos como a Fast Shop, a Centauro e a Nike, o programa oferece mais de 50 lojas online para os inscritos.
Tudo Azul
É o programa desenvolvido pela Azul Linhas Aéreas. Com o Clube Tudo Azul, o programa tem obtido um grande número de adesões nos últimos anos. O clube funciona como uma espécie de poupança de pontos, além de oferecer inúmeros benefícios exclusivos, como acesso antecipado a descontos e promoções das empresas participantes e bônus ao transferir pontos do cartão de crédito.
Entre os principais parceiros do Tudo Azul podemos destacar a Editora Globo, o Petrobras Premmia e as Casas Bahia.
Acumule pontos gastos no dia a dia
A grande estratégia que você pode usar para tirar o maior proveito possível de sua participação num programa de fidelidade é transformar seus gastos do dia a dia, ou seja, aqueles que já fazem parte da sua rotina, em gastos dentro de um programa de fidelidade.
Nessa lógica, em vez de gastar dinheiro para obter pontos você simplesmente usa o programa de fidelidade para recuperar parte do dinheiro investido em gastos pessoais, criando, assim, um investimento.
Existem dois caminhos para isso. O primeiro deles é adaptando as suas compras ao programa de fidelidade que considerar mais vantajoso em termos de pontos e milhas. Gostou do Multiplus? Então procure por hipermercados, postos de gasolina, e-commerces e outras empresas que oferecem pontos para esse programa, e mude seus hábitos de consumo.
Outro caminho, caso você não queira deixar de frequentar os mesmos lugares, é procurando saber neles quais são os programas dos quais eles fazem parte e se inscrever nesses programas.
A ideia aqui é que você se cadastre no programa que esteja presente o máximo possível na sua vida, para que você acumule pontos em menos tempo.
O Multiplus, o Tudo Azule o Smiles, por exemplo, rivalizam na parceria com redes de postos de combustível. As grandes companhias do país, como a Shell, a rede de postos Ipiranga e a Petrobras, tem convênio com esses programas.
Assim, se você tem preferência por abastecer seu carro no Posto Ipiranga, o ideal é se cadastrar na Multiplus. Caso você goste dos postos Petrobras, o Premmia é parceiro da Tudo Azul e oferece condições interessantes em termos de ofertas. Já se a opção for por postos da rede Shell, o melhor programa é o Smiles, por causa da parceria Shell Resgate Fácil.
Como os gastos com combustível costumam ser altos, todas essas parceiras oferecem pontuação diferenciada, além de promoções especiais para consumidor. Vale a pena conferir para turbinar seu acúmulo de pontos.
Esse raciocínio pode ser adotado para diferentes tipos de gastos. Dessa forma, se você substituir, por exemplo, sua compra num supermercado qualquer por compras no Pão de Açúcar, parceiro do Multiplus, você pode começar a usar o Posto Ipiranga para abastecer e o Pão de Açúcar para fazer as suas compras, o que certamente dará a você maiores condições de acumular milhas o quanto antes.
Isso vale também para gastos em lojas de roupas, academias, restaurantes, enfim, em todo tipo de gasto que você tiver. Adotando essa prática (e considerando os prazos), você terá condições de acumular uma quantidade grande de pontos sem ter feito absolutamente nenhum gasto a mais em relação aos meses anteriores.
Dependendo da quantidade de pontos que conseguir acumular, bem como da cotação deles na época da venda, você poderá até mesmo comprar mais e pagar mais barato considerando o preço abatido no fim do processo.
Faça a conversão dos pontos do cartão de crédito em milhas aéreas
Talvez o único ponto que pode lhe confundir em todo o processo seja este. Diferente do que muitas pessoas acreditam, você não recebe suas milhas no ato da compra. Pelo contrário, você obtém pontos relativos a cada produto ou serviço adquirido.
Esses pontos podem variar em função do valor de cada compra e do sistema utilizado pelo cartão que você tem em mãos, por isso, é fundamental calcular corretamente a paridade entre pontos e milhas para que as vendas sejam realizadas.
Como dito anteriormente, em geral, o sistema utilizado é o de Dólar por ponto. Por isso, você precisa estar atento aos valores praticados por cada banco ou empresa responsável pelo programa para saber quantos dólares vale cada ponto, além de, evidentemente, acompanhar a variação do dólar em relação ao Real no momento da compra.
Assim, no caso do Itaú Master Black, por exemplo, tido como um dos cartões mais vantajosos do país, existe a delimitação do valor de 1 dólar para cada dois pontos. Já o TAM Itaucard 2.0 Gold Visa, estabelece 1 dólar para cada 1,33 ponto e o Citi Credicard Diners Club Internacional delimita 1 dólar para cada ponto.
Na maioria dos cartões, 1 ponto equivale a 1 milha, mas é preciso conferir cada caso. Quanto mais pontos o programa permite acumular a cada Dólar gasto, maior a possibilidade que o consumidor tem de obter benefícios no sistema.
Realize o resgate das milhas acumuladas
Simplificando, o processo costuma ser realizado da seguinte maneira: primeiro, você se cadastra no programa escolhido. Isso pode ser feito acessando o próprio site da empresa organizadora do programa. Depois começa a realizar suas compras usando o cartão de crédito e vai acumulando. Você adquire os pontos no pagamento da fatura do cartão de crédito. Como os pontos variam de cartão para cartão, saiba como proceder de acordo com o seu banco.
No site do Banco do Brasil, é preciso ir para o autoatendimento e acessar sua conta. Informe os dados necessários e clique na opção “Cartões”, escolha o programa de fidelidade preferido na opção “Transferência”. Insira a quantidade de pontos que você deseja transferir e insira o seu número do programa. Pronto! Agora, se quiser conferir o seu saldo, basta ir até a aba “Cartões de Crédito e Débito”, ir até “Extrato > Pontos do Cartão”, selecionar o mês desejado e confirmar.
Clientes do Santander, precisam ligar para 0800 702 3535, informar o número do cartão e em seguida inserir a senha de 4 dígitos. Selecionar a opção 5 e a opção 2 para falar com o atendente e solicitar o resgate das milhas para o programa de fidelidade escolhido.
Já no Bradesco, basta ligar para 4002-0022, o Fone Fácil Bradesco. Selecione a opção 6 e solicitar o resgate, tendo em mãos RG, CPF e o número do cadastro no programa de fidelidade.
Para a Caixa Econômica Federal, ligue para o número disponibilizado na parte de três do cartão. Ao ser atendido, faça a solicitação e informe seus dados relativos é identidade, ao endereço, entre outros.
Por fim, clientes do Itaú precisam acessar o site e preencher os dados da agência, conta corrente e senha de acesso. Clicando em “Cartão de crédito” selecione o “Programa Sempre Presente” e clique em “Consulta de Pontos/Resgate”.
É importante não deixar que as suas milhas expirem. Para tanto, fique de olho no regulamento do programa do qual participa para verificar os prazos de validade. Você pode procurar também os canais de atendimento do programa para fazer essa pergunta específica.
Alterações nas regras são comuns, entretanto, sempre que elas acontecem, as empresas informam os consumidores com certa antecedência. Foi assim no ano de 2016 quando a Smiles e a Petrobras Premmia anunciaram meses antes o fim da parceria antes que a Smiles fechasse com a Shell e a Petrobras Premmia migrasse para a Tudo Azul.
Efetue a venda e gaste o dinheiro como quiser
Por mais que os programas de fidelidade ofereçam vantagens incríveis que chegam até mesmo a ir além dos serviços que as grandes companhias aéreas podem oferecer, para o consumidor, eles ainda apresentam limitações quanto aos benefícios. Isso porque, justamente para fidelizar clientes, estes programas restringem seus benefícios a produtos e serviços oferecidos pelas empresas parceiras.
Assim, caso o consumidor tenha interesse em fazer outro uso de suas milhas ele simplesmente não consegue.
É por esse motivo que a venda de milhas aparece como opção interessante para o consumidor. Ao vender suas milhas você consegue receber em dinheiro os seus benefícios pela participação no programa de fidelidade: isso garante a você liberdade para fazer o uso que quiser dessa participação.
E o que é mais importante: tudo de maneira totalmente legal. A venda de milhas é protegida pelo Código de Defesa do Consumidor, pois as milhas acumuladas são bens de sua propriedade, não mais das empresas que organizam os programas de fidelidade.
Sendo assim, por que não fazer uso desse seu direito e criar uma alternativa para diminuir seus gastos? Quanto você vende suas milhas, cria uma fonte de renda extra, ideal para ajudar a pagar as contas no fim do mês, garantir uma reserva maior para qualquer tipo de emergência ou então para servir como aplicação financeira no longo prazo.
A prática da venda das milhas permite a você aumentar o leque de opções em termos de benefícios. Assim, se estiver com problemas financeiros, poderá vender suas milhas para juntar dinheiro e pagar suas dúvidas.
Da mesma forma, você pode fazer com que seu orçamento melhore ao usar o dinheiro da venda de milhas para pagar contas. Até mesmo se você estiver num momento bom, a venda de milhas pode ser útil. Experimente investir esse dinheiro em fundos de renda fixa para que no futuro eles ajudem a garantir maiores rendimentos para você e sua família.
Mude sua maneira de encarar seus gastos
Ter uma vida financeira equilibrada passa também pelo uso inteligente das possibilidades disponíveis. Não é o quanto você ganha, mas sim como você gasta o seu dinheiro é o que mais importa.
Mesmo pessoas que não possuem renda elevada, podem fazer seu dinheiro render mais quando se organizam bem no dia a dia. Assim, usar seu cartão de crédito com responsabilidade e procurar por alternativas para valorizar os ganhos torna-se pressuposto básico para que o seu orçamento esteja sempre no azul.
É por esse motivo que é importante entender como funcionam os programas de fidelidade, bem como compreender como é possível acumular pontos e transformá-los em milhas e até mesmo saber que você pode vender essas milhas para obter renda extra.
O ideal é que você consiga usar a renda extra obtida para sair de situações criticas. Se tiver mais de uma dúvida, concentre-se naquelas que oferecem maior risco, como as dúvidas bancárias. Quando elas se acumulam, a tendência é que sua vida fique cada vez mais complicada. Por isso, aja com rapidez para quitar essas pendências.
Caso você já não esteja enfrentando esse problema, planeje seu futuro. Comece a investir esse dinheiro pensando a curto, médio e longo prazo. Por exemplo, no curto prazo, você pode usá-loo para ajudar a construir a sua reserva financeira de emergência, ou seja, acumular um montante que esteja entre seis e doze vezes o valor do seu salário atual para garantir maior tranquilidade financeira.
A médio prazo, é possível usar o dinheiro para planejar uma viagem, um evento ou uma compra. Já a longo prazo, você pode investir na formação da sua aposentadoria.
De qualquer forma, fazer bom uso dos seus gastos diários de modo a otimizar sua vida financeira é algo que pode ser feito independente do estágio em que você se encontra atualmente. Jamais deixe de fazer seu dinheiro render.
Não perca mais tempo. Acumule milhas no seu cartão de crédito
Enfim, participar de um programa de fidelidade é uma maneira simples de fazer com que seus gastos sejam amenizados. Para tanto, o ideal é que você se adapte da melhor maneira possível às regras do programa escolhido e, principalmente, do cartão a ser usado. Ao fazer isso, você obtém grande quantidade de pontos e precisa de menos tempo para usufruir dos benefícios possíveis.
Quanto a esses benefícios, uma excelente alternativa é a venda de milhas, pois, uma vez que com isso consegue aumentar suas opções.
Neste caso, esteja sempre atento ao período em que existe maior demanda por milhas no mercado. Em épocas de grande procura, os preços ficam mais altos e você pode ganhar mais dinheiro com a venda.
Uma possibilidade interessante é programar seu acúmulo de pontos em função do histórico de cotação das milhas. Se você se preparar para vender suas milhas no período de maior procura por elas, sua oferta será muito mais vantajosa.
Por fim, a dica é: comece agora mesmo a transformar seus gastos diários em pontos. Agora que você já sabe como o processo funciona e que ele traz inúmeros benefícios, não faz mais sentido deixar de participar, não é?
Use seu dinheiro de maneira inteligente e aproveite as oportunidades para mantê-lo valorizado. Seja qual for o seu objetivo, acumular milhas pode ajudá-lo a alcançar muito mais rápido.
Gostou das nossas dicas sobre pontos do cartão de crédito? Então entre em contato conosco para negociar suas milhas agora mesmo!
Olá, boa noite
Quero vender meus pontos quanto vale em dinheiro. . Obrigado
Olá, Carlos. Tudo bem?
Antes de vender seus pontos é necessário que realize a conversão em milhas. Para isso é necessário que entre em contato com a sua operadora de cartão de crédito ou com uma companhia aérea que costuma voar. Fale com um atendente e se cadastre em um programa de fidelidade. Depois de converter seus pontos em milhas, venda para a HotMilhas e tenha liberdade de escolha para fazer o que desejar com o valor pago.
Como faço para transformar os pontos do meu cartão em milhas?
Olá, Ivaneide. Tudo bem?
O primeiro passo é escolher o programa que melhor atenda ao seu tipo de perfil. Em seguida, acesse o site ou fale com um atendente do programa de fildelidade e realize o cadastro. Depois de acumular, venda para a HotMilhas e tenha liberdade de escolha para fazer o que desejar com o valor pago.
Boa tarde!
Tenho no cartão América express quase 35 mil pontos não convertido em milhas quero vender,os pontos do cartão pode me ajudar?
Olá, Marco. Tudo bem?
Para vender os pontos, o primeiro passo é transformá-los em milhas. Isso é possível após cadastramento em um programa de fidelidade.
O primeiro passo é escolher o programa que melhor atenda ao seu tipo de perfil. Em seguida, acesse o site ou fale com um atendente do programa de fildelidade e realize o cadastro. Depois de acumular, venda para a HotMilhas e tenha liberdade de escolha para fazer o que desejar com o valor pago.
Quero vender meus pontos