Usar milhas para pagar as contas: veja como se livrar das dívidas
Dívidas são uma grande preocupação, mas quem tem milhas aéreas válidas e não pretende usá-las pode gerar uma renda extra
Manter as finanças em dia tem sido uma verdadeira prova de fogo, até mesmo para aqueles que sempre lidaram bem com o seu dinheiro. Nessa situação, usar milhas para pagar as contas parece até uma boa ideia. E é!
A organização é muito importante para ter um bom relacionamento com as despesas mensais, mas existem circunstâncias, como problemas de saúde, em que somos obrigados a gastar mais. Assim, acabamos acumulando dívidas, multas, atrasos e juros altíssimos.
Se essa é a situação atual, não entre em pânico e saiba que existem soluções.
Se você está com o orçamento comprometido mas tem uma boa quantidade de milhas nos programas das companhias aéreas que participa, nós temos uma boa notícia: é possível usar milhas para pagar as contas.
Ficou animado? Então vem saber tudo sobre essa opção lucrativa!
Entendendo as milhas aéreas
Milhas são recompensas em formato de pontos que você recebe quando participa de programas de fidelidade de companhias aéreas, como o LATAM Pass, da LATAM, o Smiles, da GOL e o TudoAzul, da Azul.
Este mercado é um verdadeiro sucesso entre as empresas de aviação. Estima-se que já existem mais de 90 milhões de brasileiros cadastrados em programas de fidelidade.
Ao se inscrever, sempre que você voar com uma das companhias aéreas, fizer compras em empresas parceiras ou usar o cartão de crédito vinculado a um dos programas, você acumula milhas.
Vendendo milhas aéreas
Quando você acumula milhas e detém uma certa quantidade, é possível procurar uma empresa especializada em operações de venda. Ao comercializá-las, você recebe em dinheiro a sua recompensa pela participação no programa de fidelidade.
Esse tipo de transação tem despertado interesse nos últimos tempos, principalmente pelo período crítico que o país está atravessando.
Vendendo as suas milhas, você pode usar o dinheiro para sair das dívidas e vários outros usos. Que tal comprar aquele sapato que você estava querendo? Ou garantir o presente de aniversário das crianças?
Para isso, é preciso negociar com empresas confiáveis e que tenham experiência na atividade.
Como obter milhas
Para poder vender milhas, primeiro é preciso juntar. Com a popularidade dos programas de fidelidade, o acúmulo de milhas está cada vez mais fácil.
Graças a centenas de parcerias feitas pelas companhias aéreas, não é mais preciso viajar de avião para acumular pontos – apesar de ser a forma de obter mais milhas em menos tempo.
Entre os parceiros estão e-commerces e estabelecimentos comerciais em que o consumidor compra com frequência, desde supermercados e postos de gasolina a itens de decoração e eletroeletrônicos.
Toda vez que você fizer uma compra nesses parceiros, você junta pontos que são convertidos em milhas no programa de fidelidade da companhia aérea vinculada.
Muitos cartões de crédito também contam com programas de pontos. Consulte o seu banco para solicitar um cartão que faça você acumular milhas a cada compra.
Como funciona o acúmulo de milhas
Para começar a acumular milhas, você deve se inscrever em ao menos um programa de fidelidade.
A melhor dica é pesquisar quem são os parceiros e se cadastrar no programa que mais tem a ver com o seu perfil de consumo. Assim, você pode continuar comprando em suas lojas favoritas, mas acumulando pontos.
O mesmo raciocínio vale para o cartão de crédito dos bancos. Consulte a qual programa a sua instituição bancária está associada. Toda vez que você pagar com o cartão, você ganhará milhas. O Santander, por exemplo, tem exclusividade com o programa Smiles.
Por isso, se você é um viajante frequente, seja por motivos pessoais ou de trabalho, e costuma usar sempre a mesma companhia aérea, não deixe de se inscrever no programa correspondente.
Claro que é possível se fidelizar a mais de um programa. Entretanto, quanto mais você desfruta de um só programa, mais rápido você acumula milhas.
Os motivos para a venda de milhas
O principal uso das milhas é para o resgate de passagens de avião. Mas, se você está passando por dificuldades financeiras, provavelmente não é o melhor momento para uma viagem.
A venda de milhas feita de maneira criteriosa e inteligente será muito mais vantajosa para o seu caso, pois será possível gerar uma renda a mais e quitar as suas dívidas.
Outro excelente motivo para comercializar as milhas acumuladas é a aproximação do prazo de validade. Ou seja, quando a milhagem expira, ela não pode mais ser usada e você perde o benefício.
Antes que isso ocorra, faça a venda das milhas, principalmente quando você não tem a intenção de realizar uma viagem enquanto elas ainda são válidas.
Em alguns casos, mesmo quando você tem tempo e recursos para uma viagem, a sazonalidade pode aumentar o custo dos bilhetes aéreos e acabar inviabilizando os seus planos. Sendo assim, nada melhor do que garantir o dinheiro extra e refazer a sua rota.
Como lidar com as despesas
Como percebemos até aqui, para acumular milhas, você precisa gastar dinheiro. Mas, quando se tem uma vida financeira apertada, os gastos precisam ser muito bem calculados.
O intuito não é que você saia comprando só para acumular milhas aéreas. O ideal é que você incorpore o programa de fidelidade aos seus hábitos.
Por exemplo, se você está reformando a sua casa e já iria comprar um sofá novo, por que não consultar o site das Casas Bahia ou Magalu, que fazem parte do TudoAzul?! Lembre-se de usar o link fornecido pelos programas de fidelidade para garantir os pontos.
Os gastos no cartão de crédito devem ser ainda mais cautelosos. Jamais entre no cheque especial para juntar milhas!
Obtendo renda extra
Diante das dificuldades financeiras, fique de olho nas oportunidades para obter renda extra e se livrar dessa preocupação.
Muitas vezes é possível oferecer aulas de um assunto que você domina, realizar um serviço em que você é especialista, penhorar um objeto valioso e, principalmente, comercializar as milhas aéreas que estão paradas.
Agora que você já sabe como transformar os seus gastos numa fonte de renda e usar milhas para pagar as contas, faça sua cotação.
Comentários