Compra e venda de milhas, uma prática comum fora do Brasil
A TAM e a GOL criaram muitas restrições para que seus passageiros possam utilizar o benefício das milhas conquistadas durante as viagens. Entre elas, a validade dos pontos e o fato de não poderem ser transferidos para outros cartões fidelidade. Em companhias aéreas internacionais, o mercado de compra e venda de milhas é amplamente reconhecido e as próprias empresas realizam essas operações com seus clientes .
Um exemplo é a American Airlines. No site (http://www.aa.com.br) da companhia, é possível comprar milhas não apenas para registrar em seu cartão fidelidade, mas também no de amigos e parentes. A empresa incentiva, inclusive, a compra de milhas para presentear. Uma espécie de vale-presente.
Se não bastasse a forte apologia é compra de milhas, a AA ainda coloca a distribuição da pontuação entre colaboradores e funcionários, como método de premiação nas organizações. Veja como:
E tem mais. O cliente tem completa autonomia sobre sua pontuação, podendo transferi-la a qualquer momento para outras contas.
Mas não é só na American Airlines que isso acontece. A portuguesa TAP adota política semelhante em seu programa de fidelidade Victoria. No site (http://www.flytap.com) da empresa há inclusive uma Loja de Milhas onde, além da opção “Comprar milhas“, ainda é possível estender a validade do benefício com o pagamento de uma pequena tarifa e transferir pontos para outro cartão Victoria. Confira:
Portanto, a política restritiva de utilização de milhas aéreas é uma realidade exclusivamente brasileira criada pelas companhias nacionais. Somos a favor da liberdade de utilização de seus créditos, por isso, o HotMilhas vai comprar milhas que você acumulou no seu TAM Fidelidade e Smiles. Saiba como.
Comentários