Fique de olho nas mudanças na parceria entre Latam e Multiplus!
O mercado da aviação vive em constante mudança e adaptação para sobreviver aos desafios dos cenários econômicos que surgem. Diante de dificuldades, vemos processos de aquisição, compra e venda, e, em alguns casos, falência. Mas todo ajuste vem com a mesma intenção: manter-se mais competitivo.
Uma prova disso foi a recente notícia da Latam de que a companhia não iria renovar sua parceria com a Multiplus. Pelo contrário, a empresa aérea pretende adquirir integralmente as ações da gestora do seu programa de fidelidade no Brasil.
De acordo com informações repassadas pela empresa, a Latam irá incorporar as ações da Multiplus, somando os clientes atendidos pela operadora à base do Latam Pass, um programa de fidelidade gerenciado pela própria companhia aérea e que tem presença internacional.
A operação de aquisição começa a ser realizada no começo de 2019 e deve ser concluída até 2024. Com este movimento de mercado, vamos assistir à criação do quarto maior programa de fidelidade do mundo em número de participantes!
Quais são os objetivos desse movimento no mercado de milhas?
Com a aquisição da operação dos clientes hoje atendidos pelo Multiplus, a Latam terá uma base de clientes muito maior, ganhando maior poder de barganha para negociações, que serão realizadas em uma escala muito maior.
Do ponto de vista do gerenciamento das concessões do programa, a Latam vai ganhar maior liberdade para realizar mudanças que possam favorecer a existência e a manutenção do próprio programa de fidelidade.
A empresa aérea segue determinada também a travar uma batalha contra a compra e venda de milhas, procurando formas de dificultar esse comércio que, diga-se de passagem, não é exatamente proibido pela lei.
O que muda para os clientes Multiplus?
Podemos aguardar mudanças no modelo de precificação das passagens com pontos. Sabemos que a companhia já vem estudando um modelo de precificação mais dinâmico para as passagens com pontos.
A ideia é que o valor em pontos acompanhe mais de perto o valor em reais, evitando divergências como passagens muito abaixo do valor praticado no mercado – o que leva à comercialização de milhas por sites especializados.
Outra alteração aguardada é a restrição na quantidade de beneficiários de passagens resgatadas com pontos. Nesse ponto, as duas empresas já se desentenderam e a Latam não conseguiu chegar a um acordo com a Multiplus.
Também são aguardadas mudanças no limite de compra de pontos. Hoje, a Multiplus permite a compra de até 500 mil pontos, um volume muito superior ao praticado pelas aéreas concorrentes, e que pode colocar a Latam numa posição de desvantagem em relação a elas.
De volta às origens
Tudo isso ainda é especulação, mas é importante acompanhar o movimento do mercado e entender para onde se dirige a empresa e suas decisões. Infelizmente, nem sempre as mudanças são comunicadas com a devida antecedência aos clientes, então é bom ficar atento.
É muito importante que a Latam aproveite a oportunidade para reorientar os rumos do seu programa de fidelidade e tente voltar à origem do conceito – coisa que vimos a Multiplus perder pelo meio do caminho.
Atingida pela crise, a operadora saiu em busca de parcerias no varejo e, hoje, os clientes recebem mais e-mails com ofertas de eletrodomésticos do que de passagens aéreas ou de assuntos relacionadas a viagens.
Esperamos que a direção tomada com as mudanças na parceria entre as empresas mantenha, especialmente, o respeito ao cliente e a sua vontade de como usar suas milhas acumuladas.
Não esqueça que mesmo diante as prováveis mudanças, a HotMilhas é a empresa mais segura para você vender suas milhas com segurança!
Comentários