Bem vindo!

Hot Milhas Blog

Entenda tudo sobre o mundo das milhas
E descubra como lucrar mais.

Nenhum comentário

Desafio do Multiplus é ser reconhecido como independente da TAM

Empresa saiu do hangar da TAM para um sede própria em agosto do ano passado; TAM contratou executivo do varejo para gerir empresa

O executivo Eduardo Gouveia assumiu a presidA?ncia do Multiplus Fidelidade em maio do ano passado com um desafio: fazer a empresa ser reconhecida pelo consumidor como uma rede de parceiros independente da TAM. Hoje, 99% dos clientes cadastrados trocam seus pontos por passagens aéreas. A meta é fazer com que eles se interessem mais por outros produtos.

O Multiplus existe há pouco mais de um ano, mas já veio com a bagagem do programa TAM Fidelidade, criado há 16 anos. Todos os clientes com inscrição no TAM Fidelidade foram cadastrados no Multiplus automaticamente.

O modelo foi baseado no programa Aeroplan, que também surgiu como uma evolução do programa de milhagens da companhia aérea Air Canada. “A TAM reconheceu que os pontos dos clientes sãoum ativo escondido da companhia aérea, que poderia ser mais bem aproveitado em uma rede de fidelização”, diz Gouveia.

A primeira ação para mostrar a independência do Multiplus em relação é gestão da TAM foi a abertura de capital, realizada em fevereiro de 2010, cinco meses após a constituiA�A?o formal da empresa.

Em maio, a empresa contratou um executivo de fora do grupo TAM para gerir o Multiplus – Eduardo Gouveia, que atuou principalmente no setor de varejo, com passagem pelo Walmart e pela Cielo. Até então, o próprio Líbano Barroso, presidente da TAM, respondia pelo Multiplus.

Naquele momento, o Multiplus não tinha endereço próprio e funcionava no hangar da TAM, próximo ao aeroporto de Congonhas. Em agosto, a empresa abriu seu escritA?rio em um prA�dio comercial de São Paulo.

“O Multiplus não é o programa de fidelidade da TAM. é uma rede independente, que tem a TAM como parceira e acionista”, ressalta Gouveia.

TAM é sA?cia majoritA?ria

Apesar de ter uma gestão independente, o Multiplus é uma empresa do grupo TAM – a companhia aérea é dona de 73% da rede de fidelidade. Para a TAM, o Multiplus é um ótimo negócio. Uma das vantagens é que a empresa pode encher seus aviões com passageiros que pagam a viagem com milhagem.

Outra é que esses passageiros não necessariamente são clientes da TAM, mas de empresas de outros setores, que voarA?o de TAM se quiserem resgatar seus pontos em passagens aéreas. “O assento vazio é um custo para a companhia de qualquer forma. Mas a venda de passagens para o Multiplus é uma receita”, diz Gouveia.

Oportunidade internacional

A fusão da TAM com a chilena LAN trarA? uma oportunidade de internacionalização do Multiplus. A companhia participarA? indiretamente do grupo Latam – ela será uma empresa da TAM S.A., um dos braços da holding.

O Multiplus poderá aproveitar a associação das companhias aéreas para integrar o programa de fidelidade da LAN, o LAN Pass, no Multiplus e prospectar uma rede de parceiros em toda a América Latina. “O nosso desafio é latino, mas o principal foco é consolidar a empresa no Brasil”, diz Gouveia.

Fonte: Portal IG

Posts relacionados

Tenha mais liberdade com as milhas

Você pode ter liberdade com as milhas que conquistou, basta saber como utilizá-las da melhor maneira possível e nesse artigo descubra como isso é possível…

Maravilhoso mundo das milhas: veja como investir em novas escolhas e descobertas

Conhecer o maravilhoso mundo das milhas te leva a descobrir benefícios incríveis. Por exemplo, você pode vendê-las e fazer o que quiser com o valor.…

Conheça o App Hot Milhas e tenha informação na palma da mão

O App Hot Milhas traz facilidade para o cliente. Assim, pode acessar todas as informações essenciais, acompanhar seu saldo, fazer cotações e vender seus pontos…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COTAR AGORA