LATAM Fidelidade: saiba tudo sobre o programa
Na última década, houve um boom no setor turístico nacional: vários brasileiros começaram a explorar o país, e muitos embarcaram pela 1° vez em um voo com destino para o exterior. Com o aumento da demanda por passagens, as companhias aéreas implementaram e aperfeiçoaram os seus programas de milhagem, como por exemplo o program LATAM fidelidade.
Mesmo assim, muitas pessoas não sabem como esses programas funcionam e, por isso, não usam os benefícios que tem direito. O programa LATAM Fidelidade, por exemplo, pode te levar para várias cidades brasileiras e, também, para muitas capitais estrangeiras.
Se você quer tirar o máximo de proveito que esse programa tem para oferecer, leia este post. A seguir, vamos explicar como o LATAM Fidelidade funciona e quais são as suas principais vantagens. Acompanhe:
O funcionamento do programa LATAM Fidelidade
Primeiramente, é fundamental entender as diferenças entre o LATAM Fidelidade e o Multiplus. Enquanto o 1° é o programa de fidelização parceiro do GRUPO LATAM AIRLINES, a maior companhia do setor no Brasil, o 2º é formado por uma rede de empresas com diversos parceiros na qual é possível acumular e trocar pontos. Ou seja, o LATAM Fidelidade é um dos parceiros do Multiplus.
Entre os parceiros, há:
- livrarias;
- lojas de artigos esportivos;
- postos de combustíveis;
- redes de farmácias;
- restaurantes;
- supermercados;
- e até mesmo assinatura de revistas.
Esse é, inclusive, um dos diferenciais do Multiplus em relação aos concorrentes – o tamanho de sua rede de parceiros.
É possível converter os pontos acumulados nos programas parceiros para pontos no LATAM Fidelidade, e eles podem ser usados também na rede do parceiro para adquirir produtos ou serviços.
Entretanto, cabe ressaltar que a quantidade de pontos dos parceiros tem valores diferentes. Isto é, 1 ponto acumulado depois de uma compra em uma farmácia não significa que você terá, automaticamente, 1 ponto no programa.
Os pontos acumulados no cartão de crédito
Um dos parceiros mais conhecidos são os gastos do cartão de crédito. Para incluir o programa em seu cartão e converter as movimentações em pontos, você precisa entrar em contato com o seu banco. Mas fique atento, porque provavelmente você deverá pagar anuidade.
Uma boa vantagem, nesse caso, é adquirir um TAM Itaucard, que oferece uma pontuação melhor em relação aos demais cartões. A dica é pesquisar todas as categorias disponibilizadas e analisar os custos e as vantagens em relação é pontuação. Outra dica valiosa é pesquisar o limite mínimo de pontos para serem transferidos para o LATAM Fidelidade.
Evidentemente, cada vez que voa com a LATAM, você acumula mais pontos. Nesse caso, a quantidade de pontos vai variar de acordo com:
- o destino (nacional ou internacional);
- o período da semana (dias regulares, feriados ou alta temporada, por exemplo);
- e a classe (econômica ou executiva).
A taxa de embarque, que é cobrada pelos aeroportos, não computam pontos a menos que você use o seu cartão de crédito para pagar a passagem. Essa é uma boa tática para ganhar de 2 maneiras!
A divisão das categorias
Assim que você efetuar um cadastro, já estará apto a juntar pontos. Portanto, é preciso avaliar em qual das 4 categorias existentes você estará inserido, e é o seu consumo que vai definir essa etapa.
- Na categoria Gold, é necessário que você acumule 10 mil pontos em voos da TAM ou LAN ou que tenha voado 10 trechos nos últimos 12 meses.
- Na categoria Platinum, é necessário atingir 40 mil pontos ou ter voado 40 trechos TAM e LAN também nos últimos 12 meses.
- Já na categoria Black, é preciso chegar a 100 mil pontos, ter voado 100 trechos TAM e LAN ou 60 mil pontos em voos, sendo 6 em cabines superiores.
- E, por último, a categoria Black Signature, na qual 150 mil pontos, 120 trechos ou 120 mil pontos em voos, sendo 12 em cabines superiores, garantem os benefícios da modalidade.
A administração dos pontos
Os pontos expirados
Fique atento a um detalhe importante: os pontos tem validade e expiram. Isso vale também para a rede de parceiros Multiplus e para os cartões de crédito. porém, no LATAM Fidelidade, é possível “reativar” os pontos que expiraram.
Os pontos prestes a expirar
E os pontos que estão prestes expirar, o que fazer com eles? Nesse caso, existem alternativas excelentes. Há sites que compram as suas milhas. Se você acha que não vai conseguir usar os pontos para as suas próximas férias, essa é uma opção. Você também pode transferir os pontos para um amigo ou para um familiar que vai viajar e precisa de pontos para complementar a compra de sua passagem.
Os pontos faltantes
Se você encontrou uma passagem imperdível por 20 mil pontos e percebeu que o seu saldo é de 18,5 mil milhas, saiba que é possível comprar os 1.500 pontos que restam para a troca pelos bilhetes.
A média de pontos das viagens
Os voos domésticos custam, em média, entre 4 e 5 mil por trecho. Esse valor vai depender não só do aeroporto, como também da cidade de origem e de destino. Em feriados e finais de semana, os custos podem aumentar bastante, chegando a 20 mil pontos por trecho.
Para viagens internacionais, os valores também mudam: os trechos da América do Sul podem ser trocados por 20 a 30 mil pontos; já os trechos da Europa e dos Estados Unidos podem custar cerca de 50 mil pontos.
Os pontos entre companhias aéreas
Sabia que é possível resgatar pontos entre companhias aéreas? O GRUPO LATAM AIRLINES faz parte do grupo Star Alliance, um convênio entre cerca de 30 companhias de aviação por todo o mundo.
Graças a essa parceria, é possível que você acumule pontos nessas companhias e que até mesmo transfira as suas milhas. Para isso, o mais aconselhável é consultar as regras que regem o acordo e ficar atento às marcas que fazer parte do grupo, pois existem outras aliançass como essa.
Agora você já está preparado para voar longe com o LATAM Fidelidade, certo? Então, continue acompanhando as nossas atualizações. Basta seguir a HotMilhas no Twitter e no Facebook!
Comentários