Milhas no cartão de crédito: o que as companhias aéreas não contam
Os programas de fidelidade continuam se mostrando ótimas opções para quem deseja colher os benefícios bastante interessantes a partir de aquisições e transações cotidianas. Nesse sentido, a troca de pontos por milhas é uma das alternativas mais populares, devido ao amplo leque de vantagens proporcionado pelas milhas aéreas.
Entretanto, há muitas informações pouco conhecidas quando falamos de milhas no cartão de crédito. Enquanto algumas pessoas as aproveitam ao máximo, há também aquelas que acabam as deixando expirar. Dessa forma, as empresas aéreas conseguem um alto lucro simplesmente por que as milhas de seus clientes não foram utilizadas.
Você quer fazer parte de qual grupo? Para tirar proveito de tudo a que você tem direito enquanto sócio de um clube de fidelidade e acumulador de milhas aéreas, é fundamental saber o que as companhias aéreas não contam. Mas nós sim! Então, continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre milhas no cartão de crédito!
Fique atento aos prazos de expiração das milhas no cartão de crédito
Compras, viagens, contratação de serviços, etc.: há uma infinidade de coisas que você pode fazer para ganhar milhas no cartão de crédito. Mas cada uma dessas milhas vem com um prazo de validade, depois do qual ela simplesmente desaparece do seu saldo.
É imprescindível ficar atento a esse prazo para que você não deixe suas milhas serem anuladas por puro esquecimento. Afinal, é justamente com isso que as companhias aéreas estão contando! Por isso, elas não fazem muita questão de deixarem os consumidores cientes desses prazos, sendo necessário ir a três da informação.
Os programas de fidelidade enviam comunicação constante para seus clientes (e-mail marketing, newsletters, etc.), sempre os incentivando a aproveitarem mais e mais o programa e a gastarem/acumularem milhas. Entretanto, a proximidade da expiração das milhas jamais é informado ao sócio por esses meios.
Normalmente, as milhas tem vida útil de, pelo menos, dois anos. é o caso das milhas da TAM Fidelidade e da Avianca. Já as milhas aéreas acumuladas no Smiles, da Gol, valem por três anos. O programa Tudo Azul funciona de maneira um pouco diferente, pois rende créditos em vez de milhas, mas eles valem por apenas um ano.
além disso, dobre a atenção, pois o regulamento das milhas aéreas traz uma cláusula especificando que a companhia pode alterar os vencimentos de suas milhas de acordo com seu interesse. Eles são obrigados a avisar com antecedência quando isso acontecer, mas procure se antecipar para conseguir planejar como utilizar as milhas.
Mantenha suas milhas ativas
Deixar suas milhas expirarem por que você não tem planos próximos de viajar? Nunca mais! As milhas aéreas vão muito além de sua utilidade para a emissão de passagens. A seguir, veja algumas dicas para aproveitar suas milhas antes de elas irem embora:
1. Concentre suas milhas
Para facilitar o controle e o uso das milhas aéreas, se possível, é interessante concentrá-las em um único cartão de crédito. Assim, as chances de que você efetivamente as utilize e não se esqueça delas é bem maior.
2. Venda suas milhas aéreas
Em vez de permitir que as companhias aéreas lucrem com suas milhas expiradas, que tal vendê-las e garantir o lucro para você? Isso mesmo!
No mercado, há empresas especializadas na compra legal de milhas. Você pode vender as suas milhas acumuladas para essas empresas e, então, ser pago em dinheiro por elas. é a melhor maneira de ganhar um dinheiro extra através do programa de fidelidade e de garantir que suas milhas nunca mais ficarão paradas sem utilização!
Reative seus pontos expirados
Depois deste post, você estará preparado para não deixar suas milhas atuais e futuras expirarem e renderem lucros para as companhias aéreas. Entretanto, se você já havia deixado algumas milhas ultrapassarem o prazo de validade, nem tudo está perdido: elas podem, sim, ser recuperadas. Mas há um custo extra para isso.
O Smiles cobra R$ 40 pela reativação de cada mil milhas expiradas dentro de um ano. Já a TAM Fidelidade reativa milhas expiradas nos últimos 180 dias, com o valor cobrado variando de acordo com a quantidade de milhas e as promoções em vigor. A Azul, por sua vez, cobra R$ 30 para renovar cada mil pontos expirados há no máximo, 180 dias.
Portanto, ao considerar a possibilidade de recuperar as milhas aéreas expiradas, é importante parar e pensar se realmente vale a pena arcar com essas taxas que, dependendo da quantidade de milhas envolvidas, podem ser bem altas. Afinal, a ideia do programa de fidelidade é justamente receber benefícios sem precisar pagar por eles!
Outro ponto importante é que as milhas resgatadas, normalmente, não possuem a mesma validade das milhas “originais”, tendo prazo de expiração menor. Portanto, não deixe que essas milhas sejam anuladas novamente!
A Azul e a TAM o mesmo prazo de validade para as milhas renovadas (respectivamente, 2 e 3 anos), mas a Gol renova as milhas apenas por mais 1 ano (as originais podem ser usadas por até 3 anos).
Entenda o quanto as companhias aéreas lucram
Os programas de fidelidade se mostram vantajosos porque os sócios podem receber benefícios ao fazer compras, contratar serviços, viajar, utilizar o cartão de crédito, procurar lojas parceiras do programa, etc. Sem custos extras, pois você faria essas coisas de qualquer forma, você tem acesso a milhas, descontos, pontos e muito mais.
Já para as companhias aéreas, a vantagem é que você se tornará um cliente fidelizado, como o próprio nome do programa indica, e sempre procurará dar preferência para ela e para suas empresas parceiras do programa.
Entretanto, a expiração de milhas aéreas que poderiam ter sido utilizadas pelo usuário representa uma fonte farta de lucros milionários para a companhia aérea. Afinal, você fez o que a empresa desejava (utilizou seu cartão nas empresas parceiras), mas não fez uso dos benefícios. Ou seja, lucro total, sem despesa alguma, para a companhia.
Apenas no primeiro semestre de 2015, os programas Smiles e Multiplus lucraram em torno de R$ 115 milhões referentes é expiração de pontos acumulados pelos clientes. Afinal, no ano anterior, um total de 53,4 bilhões de pontos deixaram de ser aproveitados pelos sócios de programas de fidelidade!
Esses pontos representam 24% da pontuação total acumulada pelos sócios naquele ano. além disso, o número dobrou de 2010, primeiro ano em que o dado foi apurado, para 2014.
Por isso, já correm propostas governamentais para alterar a legislação e aumentar o prazo mínimo de expiração das milhas aéreas, além de reforçar as regras quanto ao aviso desse prazo para todos os clientes.
E então, pronto para aproveitar ao máximo suas milhas e nunca mais perder nenhuma para a expiração? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos e colegas a também entenderem melhor como funcionam as milhas no cartão de crédito!
Não que o comércio de milhas era tão lucrativo para as companhias aéreas.
Nossa!