Saiba como quitar dívidas rápido e sem passar aperto
Com as facilidades de concessão de crédito, seja por meio de empréstimos, cartões ou cheque-especial, ceder às tentações de consumo é algo extremamente fácil. E, tão fácil quanto isso, é adquirir as dívidas que vem como consequência.
O endividamento é algo cada vez mais recorrente na vida dos brasileiros. Pesquisas apontam que cerca de 58% das famílias estão endividadas no país– das quais, 9,6% alegam não ter condições financeiras para quitar as dívidas em questão.
Essa situação é extremamente preocupante e mostra como a desorganização financeira é um traço marcante na cultura do país. Com a ascensão econômica dos últimos anos, o brasileiro aprendeu a gastar mais, mas certamente não aprendeu a poupar dinheiro.
Se você faz parte desse percentual de endividados e quer saber como se livrar do problema, o post de hoje foi feito para você. Continue acompanhando e conheça 7 maneiras de quitar dívidas – e não voltar a fazê-las!
Organize sua vida financeira
Orçamentos comprometidos por dívidas, de uma forma geral, costumam ter um motivo em comum: a falta de organização. Portanto, para mudar essa situação e quitar dívidas de uma vez por todas, é preciso colocar ordem em sua vida financeira.
Você pode fazer isso por meio de uma planejamento mensal que inclua seus recebidos, os gastos eventuais, as despesas fixas e variáveis.
Essa não é uma tarefa difícil, mas exige disciplina e um acompanhamento constante para que a bagunça não retorne.
Corte despesas desnecessárias
Depois de colocar tudo na ponta do lápis por meio do planejamento financeiro, o próximo passo é se livrar – mesmo que apenas temporariamente – de algumas despesas que não tem utilidade ou que podem ser substituídas por opções mais baratas.
Alguns exemplos de despesas que podem ser revistas são os gastos com coisas que você não usa muito, como assinaturas de jornais impressos, serviços de streaming, pacotes de TV a cabo, planos de telefone ou a mensalidade da academia que você paga e não frequenta, por exemplo.
Fazendo esses cortes de maneira inteligente, você poderá usar o dinheiro que sobra no fim do mês para ajudar a quitar dívidas.
Controle os gastos diários
Na hora de poupar para quitar dívidas, cada pequeno gasto importa. Somadas, essas despesas fazem uma enorme diferença no fim do mês.
Por essa razão, é preciso manter um controle dos gastos diários para conseguir enxergar para onde o seu dinheiro está indo e pensar em maneiras de economizar sem ter que radicalizar nos cortes.
Você pode fazer esse controle anotando os gastos em um caderninho e guardando as notas fiscais das compras, por exemplo. porém, é preciso passar todos esses dados para um planilha de controle periodicamente, no fim do dia ou da semana.
Criar esse hábito é fácil, mas exige disciplina. Para facilitar essa tarefa, você pode contar com aplicativos especializados em controle financeiro. Esse tipo de app não apenas registra, como agrupa e analisa todos os dados inseridos.
Economize no dia a dia
Não adianta usar um app de controle se você, efetivamente, não economizar com as pequenas despesas do dia a dia. Os pequenos gastos diários são os grandes vilões da economia e sugam muito dinheiro do seu orçamento mensal sem que você perceba.
Para contornar a situação, basta abrir mão de alguns hábitos por uns tempos, como as compras por impulso, aquele cafezinho na lanchonete, a cerveja inesperada durante a semana e as refeições feitas na rua.
Adotar novos hábitos também ajudam nesse controle: coma mais em casa, procure andar mais a pé e economizar com o dinheiro da passagem, defina um dia na semana para sair com os amigos e procure por programas de lazer gratuitos em sua cidade.
Outra boa dica é não andar como o cartão de crédito na carteira – não é preciso se livrar dele, mas é importante saber usá-lo o de forma estratégica e inteligente.
Aumente seus rendimentos
Para pagar as dívidas que estão fora do orçamento, é preciso ter dinheiro “sobrando”. Então, nada mais eficiente para isso do que ganhar mais dinheiro.
Caso não seja possível fazer isso no seu trabalho atual, vale a pena investir em outras formas de lucrar. Você pode vender produtos por catálogo ou fazer trabalhos extras como freelancer nos finais de semana, por exemplo.
Há também outras opções, como disponibilizar um quarto da sua casa para turistas pelo Airbnb, escrever conteúdos para a web ou vender objetos que você não usa mais. além dessas, uma opção pouco conhecida pela maioria das pessoas é a venda de milhas aéreas.
Se você tem milhas acumuladas e sabe que não conseguirá usá-lo as antes do vencimento, que tal disponibilizá-las para venda? Já existem sites especializados nesse tipo de transação, que lhe ajudarão a fazer esse processo de forma segura e descomplicada.
E não é apenas viajando que você pode acumular milhas: programas de acúmulo de pontos de lojas, postos de gasolina e até compras no cartão de crédito podem se transformar em milhas.
Renegocie suas dívidas
A maioria das instituições financeiras aceitam – ou, até mesmo, sugerem – a renegociação das dívidas de seus clientes. Vale a pena entrar em contato com o seu credor e mostrar que você tem interesse em arcar com o seu compromisso, mas que não tem a quantia necessária no momento.
Você poderá conseguir ótimas condições para quitar sua dívida, como parcelamentos e até mesmo os grandes descontos para pagamento é vista. Nesse último caso, vale a pena juntar o montante que você precisa ao longo de um determinado período e fazer uma oferta para quitar a dívida.
Crie um fundo para emergências
além de quitar as dívidas que você já tem, é importante tomar medidas para não se endividar novamente – e a mais simples e eficiente delas é contar com uma reserva financeira para emergências.
Esforce-se para juntar uma determinada quantia em dinheiro todos os meses e deixe esse montante na poupança. é importante ressaltar que você não deverá usar esse dinheiro no dia a dia – ele só poderá ser sacado caso seja necessário para alguma emergência. Com essa medida, você evita ter de fazer novas dívidas no futuro.
Quitar dívidas é algo simples, mas que exige muita organização e disciplina. Seguindo as nossas dicas de hoje, temos certeza de que você conseguirá se livrar dessas despesas o quanto antes e pensará duas vezes antes de fazer uma dívida novamente!
E se você gostou das nossas dicas de hoje, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades do blog. Estamos no Facebook e Instagram!
Comentários