TAM melhora taxa de ocupação em voos internacionais
A companhia aérea brasileira TAM alcançou taxa de ocupação de 85,3% em setembro em seus voos internacionais, a segunda melhor de sua história e recorde da companhia para o mês.
O crescimento de 8,2% da demanda (RPK), combinado com o aumento de 6,9% da oferta (ASK), permitiu chegar a essa marca. Os dados foram divulgados segunda-feira (17) pela AgA?ncia Nacional de Aviação Civil (ANAC). No segmento internacional operado por empresas aéreas brasileiras, a TAM segue na liderança, com participação de 88,6% do mercado no mês passado.
Apesar de ser um mês de baixa temporada, marcado pela alta volatilidade da taxa de câmbio, setembro teve registro de forte procura pelos voos internacionais. Já o preço médio pago por passageiro, em dólares, por cada quilámetro voado (yield) apresentou redução na comparação com o mês anterior. Apesar disso, o yield internacional acumula forte aumento no trimestre. Combinado com altas taxas de ocupação, ele permitirá maximizar a receita unitA?ria (RASK) da TAM, informa a empresa em comunicado.
No acumulado de 2011, a TAM registra crescimento de 15,2% na demanda internacional, acompanhado de crescimento de 11,6% da oferta. Combinados, eles resultam em uma taxa de ocupação de 81,9%, 2,6 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ano passado. além disso, a companhia registra de janeiro a setembro um market share acumulado de 87,9%, o maior do segmento internacional em 2011.
No mercado doméstico, a taxa de ocupação do Grupo TAM foi de 64,4% em setembro, resultado da combinação entre uma ligeira redução da demanda, de 0,7%, e o aumento da oferta, de 8,7%. Com participação de 38,2% do mercado no mês passado, a companhia registrou a segunda colocação no segmento.
As operações domésticas em setembro também apresentaram aumento do yield entre 5% e 10%, na comparação com o mês anterior. O resultado está alinhado com o movimento de recomposição das margens e confirma a expectativa da companhia de aumento de pelo menos 5% do preço unitA?rio doméstico nos últimos três meses na comparação com o trimestre anterior.
No acumulado de 2011, a TAM registra crescimento de 15,8% na demanda doméstica, acompanhado de crescimento de 12,5% da oferta. Combinados, eles resultam em uma taxa de ocupação de 69%, resultado que está 2 pontos percentuais acima do registrado no mesmo período do ano passado. além disso, a companhia registra de janeiro a setembro um market share acumulado de 41,5%, o maior do segmento doméstico em 2011.
Fonte: Portugal Digital
Comentários